quarta-feira, 19 de junho de 2013

PLANO DE AULA - NÚMEROS RACIONAIS

PLANO DE AULA

Professores: Bruna Moreno Martins; Daniele da Cunha Silva; Maisa Laiane Mariano; Sylvia Helena Corey Belleza; Renan Augusto Vieira Silva


Disciplina: Matemática


Tema: Números Racionais.



6ª série/ 7º ano


Objetivos Específicos
  • Ampliar o universo das operações com números fracionários e decimais para adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
  • Solucionar problemas com números racionais que envolvam as mesmas operações.



 Justificativa
  • Na 5ª série/ 6º ano o aluno já terá se iniciado no estudo das operações básicas com frações e decimais, e, agora, essa ideia deve ser ampliada para adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de fração por fração e decimais dentro dos números racionais.



Procedimentos/ Estratégias:
  • Leitura e vídeo do conto: “Os trinta e cinco camelos” de Malba Tahan.
  • Aula do conteúdo com explicação do assunto;
  • Resolução de exemplos e exercícios pelo professor e participação dos alunos;
  • Resolução individual de exercícios por parte dos alunos.
  • Atividade permanente com operações com números racionais;
  • Resolução de situações-problema;
  • Uso das TiCs.




Pré-requisitos

  • O conjunto dos números racionais;
  • Representação de uma fração decimal como um número decimal e vice-versa.



Conteúdo

  • Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação) com números racionais.
  • Problemas envolvendo números racionais;



Uso de narrativas:

Leitura do texto “Os trinta e cinco Camelos” de Júlio César de Mello e Souza de (Malba Tahan). Livro: O homem que calculava.





“ Nosso herói Beremiz viajava com um amigo pelo deserto, ambos montados em um único camelo, quando encontram três homens discutindo acaloradamente.
Eram três irmãos. Haviam recebido uma herança de 35 camelos do pai, sendo a metade para o mais velho, a terça parte para o irmão do meio e a nona parte para o irmão mais moço. O motivo da discussão era a dificuldade em dividir a herança:
O mais velho receberia a metade.
Acontece que a metade de 35 camelos corresponde a 17 camelos inteiros mais meio camelo!
O irmão do meio receberia a terça parte, ou seja, 35 dividido por 3, o que resulta em 11 camelos inteiros mais 2/3 de camelo!
O caçula receberia a nona parte de 35 camelos, ou seja, 3 camelos inteiros e 8/9 de camelo!
Naturalmente, cortar camelos em partes para repartir a herança seria destruí-la. Ao mesmo tempo, nenhum irmão queria ceder a fração de camelos ao outro. Mas o sábio Beremiz resolveu o problema. Vejamos o que ele propôs:
- Encarrego-me de fazer com justiça essa divisão, se permitirem que eu junte aos 35 camelos da herança este belo animal que, em boa hora, aqui vos trouxe.
Os camelos agora são 36 e a divisão é fácil:
• o mais velho recebe: 1/2 de 36 = 18
• o irmão do meio recebe: 1/3 de 36 = 12
• o caçula recebe: 1/9 de 36 = 4
Os irmãos nada têm a reclamar. Cada um deles ganha mais do que receberia antes. Todos saem lucrando.
Todos lucraram? E nosso herói Beremiz que perdeu um camelo?
Ouçamos de novo nosso matemático:
- O primeiro dos irmãos recebeu 18, o segundo, 12 e o terceiro, 4. O total é 18 + 12 + 4 = 34 camelos. Sobram, 2 camelos. Um deles pertence a meu amigo. Foi emprestado a vocês para permitir a partilha da herança, mas agora pode ser devolvido. O outro camelo que sobra, fica para mim, por ter resolvido a contento de todos este complicado problema de herança.

Veja, colega, que intrigante mistério! Os três irmãos lucraram e Beremiz também! Como isso é possível? De onde surgiu o camelo "a mais"?”.


Avaliação

  • A avaliação será feita por meio de provas. Listas de exercícios. Interesse dos alunos durante as atividades em sala de aula. Trabalhos de pesquisa em jornais, revistas, livros que apareçam números racionais e registro escrito da compreensão dos números e a informação a que se referem.


Recuperação

  • Uso do livro didático com propostas diferenciada do conteúdo para resolução de novas listas de exercícios. Avaliação. Trabalhos individuais.


Recurso

  • Caderno do professor e aluno;
  • Caderno do futuro, edição reformulada, IBEP;
  • Quadro branco, pincel e livro didático. 
  • Data-show,
  • Livro: O homem que calculava – “Os trinta e cinco camelos” - Malba Tahan;
  • Vídeo do youtube: “Malba Tahan - A partilha dos 35 camelos”





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