segunda-feira, 3 de junho de 2013

RENAN AUGUSTO VIEIRA SILVA


Tenho 24 anos, natural de Piraju. Sou graduado em matemática e física. Me formei no ano de 2011 pela Faculdades Integradas Regionais de Avaré, SP, Brasil, com o título de Aplicação de Equações Diferenciais. Participei do 11º congresso nacional de iniciação científica com o trabalho de Aplicação de Equações Diferenciais de Variáveis Separáveis, 2011. Atuo na rede pública como professor de educação básica II desde o ano de 2010.  Atualmente leciono na ´´E.E. Padre Bento de Queiroz na cidade de Timburi.



Depoimento sobre leitura e escrita:

"Busco muito criar o hábito de leitura, pois muitas vezes falta tempo e planejamento para isso. Hoje percebo a grandiosidade e a importância da leitura no desenvolvimento da cultura e do conhecimento em nossas vidas. É através da leitura que temos contato com a vivência, estudos e experiências pessoais de tais autores, que são experiências que nós, geralmente vivenciamos no decorrer dos dias. Ao lermos os livros, sejam eles de qualquer gênero literário, nos enriquece, fortalece nossas ações, e faz com que vivamos com mais sabedoria.

Eu acredito que o hábito de leitura deveria ser como o hábito de escovar os dentes: se não escovarmos os dentes diariamente eles vão ficando fracos, perdem o brilho, às vezes são motivo de risos, adoecem, precisam do médico especialista e se não for tratado, um dia eles irão perecer. Se nós não procurarmos o conhecimento, a leitura diária, talvez esses mesmos sintomas possam acontecer um dia conosco.

Pois como diz o professor e crítico literário Antônio Candido: "[...] (humanização) o processo que confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor.[...]". A leitura é uma potencial ferramenta para que esta humanização faça parte de nossas vidas e a partir daí sejamos autores da nossa própria história."



Nenhum comentário:

Postar um comentário