Plano
de Aula (Grupo 5)
Professores:
Bruna Moreno Martins, Daniele da Cunha
Silva, Maisa Laiane Mariano, Sylvia Helena Corey Belleza, Renan Augusto Vieira Silva.
6º ano/5ª série
Tema:
Números e Operações
Conteúdo:
Números Naturais
Objetivo:
Interpretar
o texto matematicamente, utilizando conceitos sobre; ordens e classes, leitura,
decomposição do número, antecessor e sucessor, ordem crescente e decrescente,
bem como valor absoluto e relativo dos números que constam no texto.
Justificativa:
Para que o aluno relacione a escrita numérica às regras do sistema posicional
de numeração
Estratégias:
Leitura do texto “Diálogo” de Leon Eliachar
Um homem chega numa
repartição:
___ Sr.4 324 está?
___ Quem devo anunciar?
___ Diga que é o 5 395
439.
___ Infelizmente o Sr.4
324 não está. Não quer falar com o 33?
___ Melhor ainda, eu
nem sabia que o 33 trabalhava aqui.
___ Trabalha sim,
senhor. Ele é o assistente do Dr.329 121, desde que o Dr.421 foi transferido.
Minutos depois aparece
o 33 .
___ Mas que prazer, há
quanto tempo. Como vão seus irmãos?
___ Todos bem. O 5 327
casou; o 78 826 está morando em São Paulo e o 45 877 é assistente do General 4
594, em Brasília.
___ Em que posso
servi-lo, 5 395 439 ?
___ Um probleminha . Eu
estava no meu carro com o 444 ,o 776 e o 728 001. Quando o sinal abriu, veio o
carro dirigido pelo Sr. 575 575 e bateu no nosso. Houve testemunhas: o 423 666
; o 765 222 e o 888 888. O guarda 333 562 anotou tudo direitinho .
___ Deixa comigo, meu
caro 5 395 439 . Meu secretário, o 321, resolve isso em um minuto.
___ De nada. Lembranças
à sua mãe, dona 877 425 .
___ Minha mãe é 877
435; 877 425 é o Presidente da República.
___ Perdão, mas o nomes
são tão parecidos, não é?
Após a instigação a
respeito do que se trata o texto, o professor faz a leitura para a sala. Em
seguida pede-se para que três alunos façam a dramatização do texto, cada um
assumindo um personagem.
Posteriormente o
professor apresenta algumas atividades dentro do contexto, como:
① Escreva por extenso os cinco primeiros
números diferentes que aparecem no
texto.
② O número 33 possui três irmãos, coloque-os
em ordem crescente.
③ Observe a decomposição de um número:
2354 = 2 x 1000 + 3 x
100 + 5 x 10 + 4 x 1
Localize a mãe do 33 no
texto e faça sua decomposição como no exemplo acima.
④
Em relação ao Presidente da República, encontre o seu sucessor e
antecessor.
|
|
|
⑤ Segundo o texto, o guarda anotou toda a
ocorrência. Escreva o valor absoluto e o valor relativo do algarismo da 5ª
ordem do guarda.
GUARDA:__________
V.A:______ V.R:______
Recursos
materiais: Entregar para cada aluno uma folha com o
texto “Diálogo” e as atividades propostas.
Avaliação:
Será
durante a leitura realizada pelos alunos e no desenvolvimento das atividades.
Recuperação:
Pedir
aos alunos que tragam para a aula notícias de jornais, revistas, internet, etc.
que envolvam números, eles deverão escrever tais números por extenso, fazer a decomposição,
ordená-los, podem também montar uma tabela de ordens e classes e ir preenchendo
de acordo com os números da reportagem, entre outras atividades.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdorei as propostas!!!
ResponderExcluirAdorei as propostas! Vou realizar com meus alunos, parabéns!!!
ResponderExcluirAcho que houve um engano sobre o 33, pois não há como saber quem são seus irmão e sua mãe. Na verdade dá pra saber quem são os irmãos e mãe do 5 395 439.
ResponderExcluirGrato, Marcio Labigalini