quarta-feira, 19 de junho de 2013

Plano de aula - Números e Operações

Plano de Aula (Grupo 5)

Professores: Bruna Moreno Martins, Daniele da Cunha Silva, Maisa Laiane Mariano, Sylvia Helena Corey Belleza, Renan Augusto Vieira Silva.

6º ano/5ª série

Tema: Números e Operações

Conteúdo: Números Naturais

Objetivo: Interpretar o texto matematicamente, utilizando conceitos sobre; ordens e classes, leitura, decomposição do número, antecessor e sucessor, ordem crescente e decrescente, bem como valor absoluto e relativo dos números que constam no texto.

Justificativa: Para que o aluno relacione a escrita numérica às regras do sistema posicional de numeração

Estratégias: Leitura do texto “Diálogo” de Leon Eliachar

Um homem chega numa repartição:
___ Sr.4 324 está?
___ Quem devo anunciar?
___ Diga que é o 5 395 439.
___ Infelizmente o Sr.4 324 não está. Não quer falar com o 33?
___ Melhor ainda, eu nem sabia que o 33 trabalhava aqui.
___ Trabalha sim, senhor. Ele é o assistente do Dr.329 121, desde que o Dr.421 foi transferido.
Minutos depois aparece o 33 .
___ Mas que prazer, há quanto tempo. Como vão seus irmãos?
___ Todos bem. O 5 327 casou; o 78 826 está morando em São Paulo e o 45 877 é assistente do General 4 594, em Brasília.
___ Em que posso servi-lo, 5 395 439 ?
___ Um probleminha . Eu estava no meu carro com o 444 ,o 776 e o 728 001. Quando o sinal abriu, veio o carro dirigido pelo Sr. 575 575 e bateu no nosso. Houve testemunhas: o 423 666 ; o 765 222 e o 888 888. O guarda 333 562 anotou tudo direitinho .
___ Deixa comigo, meu caro 5 395 439 . Meu secretário, o 321, resolve isso em um minuto.
___ Muito obrigado,33. 
___ De nada. Lembranças à sua mãe, dona 877 425 .
___ Minha mãe é 877 435; 877 425 é o Presidente da República.
___ Perdão, mas o nomes são tão parecidos, não é?
Após a instigação a respeito do que se trata o texto, o professor faz a leitura para a sala. Em seguida pede-se para que três alunos façam a dramatização do texto, cada um assumindo um personagem.
Posteriormente o professor apresenta algumas atividades dentro do contexto, como:
Escreva por extenso os cinco primeiros números diferentes que aparecem  no texto.
O número 33 possui três irmãos, coloque-os em ordem crescente.
Observe a decomposição de um número:
2354 = 2 x 1000 + 3 x 100 + 5 x 10 + 4 x 1
Localize a mãe do 33 no texto e faça sua decomposição como no exemplo acima.
  Em relação ao Presidente da República, encontre o seu sucessor e antecessor.




Segundo o texto, o guarda anotou toda a ocorrência. Escreva o valor absoluto e o valor relativo do algarismo da 5ª ordem do guarda.
GUARDA:__________
V.A:______          V.R:______

Recursos materiais: Entregar para cada aluno uma folha com o texto “Diálogo” e as atividades propostas.

Avaliação: Será durante a leitura realizada pelos alunos e no desenvolvimento das atividades.


Recuperação: Pedir aos alunos que tragam para a aula notícias de jornais, revistas, internet, etc. que envolvam números, eles deverão escrever tais números por extenso, fazer a decomposição, ordená-los, podem também montar uma tabela de ordens e classes e ir preenchendo de acordo com os números da reportagem, entre outras atividades.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as propostas! Vou realizar com meus alunos, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que houve um engano sobre o 33, pois não há como saber quem são seus irmão e sua mãe. Na verdade dá pra saber quem são os irmãos e mãe do 5 395 439.
    Grato, Marcio Labigalini

    ResponderExcluir