segunda-feira, 3 de junho de 2013

SYLVIA HELENA COREY BELLEZA

Sou professora de Matemática, estou readaptada e minha atividade atual é professora responsável pela Sala Ambiente de Leitura, na EE"Cel Nhonhô Braga", atuo há 27 anos no magistério, meu desejo é aprender para mudar. Conto com vocês!!!!



Depoimento sobre leitura e escrita:

" Não tive contato com livros, pois meus pais visavam o trabalho como fonte de renda familiar e a escola para nós suas filhas. Minha mãe me incentivava à leitura de jornal, e esse tipo de leitura eu detestava, apesar de ter que ler diariamente. Por outro lado o professor de sala de aula nos obrigava a leitura de um livro por bimestre, para mim era uma tortura, pois detestava ler. Só me interessei a ler por prazer, quando estava no Ensino Médio que via minhas colegas conversarem sobre diferentes obras e autores, aí que me despertei para a leitura e por sinal amo ler, trabalho numa sala de leitura, estimulo muito os alunos, indico livros, conto histórias, inclusive leio para meus filhos, compro livros, gibis, revistas sempre quando posso.

Exatamente, antigamente o conteúdo era dado de forma simples onde todos nós adquiríamos o conhecimento, mas hoje o estímulo é outro, além de livros, o meio de comunicação expandiu o simples fato de lermos uma reportagem, um anúncio, uma  mensagem via e-mail, tudo nos leva a aprender mais, conhecer, abrir os horizontes, coisas que não tínhamos.

A leitura nos dá condição de argumentar, como diz o ditado popular: "Quem tem conhecimento fala, quem não tem se cala!" Para que nossos alunos se tornem críticos e leitores precisamos ler para eles, instigá-los, indicar livros, textos, despertar o gosto pela leitura( leitura de fruição). Hoje é muito comum ver alunos alfabetizados, ou seja, aprenderam a assimilar os signos linguísticos, mas o letramento que tanto se faz necessário ainda está por vir.
Costumo dizer para nossos alunos que a leitura de um livro começa pela capa. Ás vezes esse exala cheiro, o título seduz, a imagem atrai. Quando alguém me pede sugestão de leitura, nunca direciono uma obra, levo-o até a estante de livros e começo apresentá-los a ele, assim acabam se decidindo por eles mesmos o gênero que mais o inspira naquele momento. È ótimo!!!!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário